O MEI (Microempreendedor Individual) foi criado para facilitar a vida do caminhoneiro autônomo e também garantir direitos como aposentadoria. O Caminhoneiro Legal te explica as vantagens.
Facilidade em ser MEI: O processo de registro como MEI é simples e rápido, feito online, o que ajuda na formalização da atividade do caminhoneiro.
Cobertura Previdenciária: Ao contribuir para o INSS, o MEI tem direito a benefícios como:
– Aposentadoria por idade ou por invalidez.
– Auxílio-doença em caso de afastamento por problemas de saúde.
– Licença-maternidade.
Menos Burocracia: O MEI tem menos obrigações fiscais em comparação com outras formas de empresa. A contabilidade é simplificada, e não há a necessidade de manter livros contábeis complexos.
Tributos menores: O MEI paga uma taxa fixa mensal que inclui os tributos (INSS e ISS/ICMS), o que facilita o planejamento financeiro. É vantajoso porque em caso de acidente, invalidez e aposentadoria, o caminhoneiro autônomo que estiver em dia, tem direito aos benefícios.
Acesso a Crédito: Como MEI Caminhoneiro em dia, fica mais fácil acessar linhas de crédito em bancos e instituições financeiras. Isso pode ser útil para investimentos em equipamentos.
Emissão de Notas Fiscais: O MEI pode emitir notas fiscais, o que melhora a credibilidade perante os clientes e facilita a formalização das relações comerciais.
Como ser MEI Caminhoneiro, aprenda aqui.