Um trecho da BR-364, no Acre, corre risco de interdição por causa de um desbarrancamento provocado pela erosão. O perigo está a aproximadamente 25 quilômetros do município de Tarauacá, no sentido de Cruzeiro do Sul, no interior do estado. Um outro trecho da BR-364, na altura do km 722, já em Cruzeiro do Sul, precisou de reparos no início deste ano por causa do afundamento da pista causado pelas chuvas intensas na região.
O alerta de perigo foi dado por motoristas que trafegam no local. O caminhoneiro Felipe Araújo, conhecido como “De Menor”, gravou um vídeo na quinta-feira (22/01) mostrando a erosão.
Detalhes do problema e riscos iminentes para a rodovia
No vídeo, o caminhoneiro mostra que a erosão começou no acostamento, provocou uma cratera de cerca de dois metros e invadiu a pista em um intervalo de apenas 24 horas. Ele conta que passou no local um dia antes e que o buraco era menor.
Nas imagens é possível ver o desbarrancamento e a galeria de águas pluviais rompida. Segundo ele, a deterioração pode evoluir ao ponto de causar uma interdição completa da rodovia, devido ao risco de o asfalto afundar ainda mais.
O caminhoneiro mostrou ainda que não há sinalização no local, situação que agrava o perigo, especialmente para motoristas que trafegam pelo trecho durante a noite. “Se a pessoa vier de noite, sem conhecimento, corre o risco de cair lá embaixo”, disse. Ele lembra também que muitos motoristas usam o acostamento para desviar de buracos.
Responsabilidade e solicitações para medidas urgentes
O responsável pela manutenção do trecho entre Tarauacá e Feijó é a empresa LCM. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi procurado, mas ainda não se posicionou sobre o problema. No dia 13 de janeiro, o órgão declarou situação de emergência em um trecho próximo ao km 722 da BR-364, em Cruzeiro do Sul.













