Resumo
- Defesa Civil alerta estado de São Paulo para risco de deslizamento de terra em decorrência das fortes chuvas.
- 30 cidades estão em estado de atenção.
- 15ª morte em decorrência das chuvas de verão foi registrada em Indaiatuba. Homem estava em uma embarcação que tombou com uma “cabeça d’água”.
A Defesa Civil alerta que 30 municípios paulistas encontram-se em estado de atenção para deslizamentos de terra. A medida foi tomada após o registro de acumulado elevado de chuvas nas últimas 72 horas.
O nível atenção determina a adoção de medidas preventivas: intensificação de vistorias em áreas de risco, realização de campanhas de conscientização para a população e monitoramento constante das condições do solo. Em caso de perigo iminente, a população deve evacuar imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
A alteração de nível segue o protocolo do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, que opera entre dezembro e março, período tradicionalmente marcado por maiores volumes de chuva no estado.
Municípios sob atenção para riscos de deslizamentos
- Bertioga
- Bragança Paulista
- Campinas
- Campo Limpo Paulista
- Caraguatatuba
- Cordeirópolis
- Francisco Morato
- Franco da Rocha
- Guarujá
- Indaiatuba
- Iperó
- Jacareí
- Jundiaí
- Lagoinha
- Laranjal Paulista
- Lorena
- Mairinque
- Mairiporã
- Redenção da Serra
- Registro
- Salto
- Santana de Parnaíba
- Santo Antônio do Pinhal
- Santos
- São José dos Campos
- São Luiz do Paraitinga
- São Paulo
- São Sebastião
- São Vicente
- Ubatuba
Confirmada a 15ª morte relacionada às fortes chuvas no estado
Além dos alertas, a Defesa Civil confirmou nesta segunda-feira (09/02) a 15ª morte no estado de São Paulo decorrente das fortes chuvas do verão 2026. A vítima foi um trabalhador que atuava em uma ação de contenção de vazamento de resíduo químico e óleo mineral nas proximidades do Córrego Barnabé, em Indaiatuba. Segundo informações, a embarcação utilizada na operação tombou devido a uma forte correnteza repentina, denominada “cabeça d’água”, arrastando um dos trabalhadores.













