Home / Notícias / Free Flow: até novembro para pagar multas

Free Flow: até novembro para pagar multas

1 ECONOROESTE Portico Free Flow Itapolis SP 02 09

Resumo

  • Free Flow já está em sete estados e caminhoneiros têm até novembro para quitar pedágios pendentes sem multa nem pontos na CNH.
  • Pedágio sem cancela agiliza a viagem, mas exige atenção redobrada e organização para evitar dívidas, autuações e golpes.

O sistema de pedágio sem cancela, conhecido como Free Flow, já está presente em sete estados brasileiros e vem mudando a rotina de caminhoneiros e transportadoras nas estradas. A expansão do modelo ocorre ao mesmo tempo em que o governo federal suspendeu mais de 3 milhões de multas por evasão de pedágio geradas pelo sistema eletrônico.

Os motoristas têm até 16 de novembro de 2026 para regularizar as tarifas pendentes e cancelar as penalidades, sem registro de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e sem precisar pagar a multa de R$ 195,23.

A novidade traz mais agilidade para as viagens, já que o motorista não precisa parar em praças de pedágio. Por outro lado, exige mais controle para evitar cobranças em atraso, multas futuras e até golpes virtuais.

Hoje, o Free Flow já opera em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Rondônia.

Segundo a empresa Sem Parar Empresas, o número de passagens registradas pelo sistema cresceu 174% entre 2024 e 2026. Atualmente, existem 74 pórticos eletrônicos em funcionamento nas rodovias brasileiras.

Governo deu prazo, mas a dívida continua

O governo federal suspendeu temporariamente as multas relacionadas a pendências do Free Flow. Porém, isso não significa perdão da dívida.

Especialistas alertam que deixar tudo para a última hora pode gerar dor de cabeça, principalmente para quem tem vários veículos rodando.

Como funciona o Free Flow?

No sistema tradicional, o caminhoneiro paga o pedágio na hora, ao passar pela cabine ou pela pista automática.

Já no Free Flow, câmeras e sensores identificam a placa ou a TAG do veículo enquanto ele passa pela rodovia. A cobrança é feita posteriormente, sem necessidade de reduzir a velocidade ou enfrentar filas.

O problema é que quem não acompanha as cobranças pode acabar esquecendo de pagar.

Marcado: