Resumo
- Free Flow já está em sete estados e caminhoneiros têm até novembro para quitar pedágios pendentes sem multa nem pontos na CNH.
- Pedágio sem cancela agiliza a viagem, mas exige atenção redobrada e organização para evitar dívidas, autuações e golpes.
O sistema de pedágio sem cancela, conhecido como Free Flow, já está presente em sete estados brasileiros e vem mudando a rotina de caminhoneiros e transportadoras nas estradas. A expansão do modelo ocorre ao mesmo tempo em que o governo federal suspendeu mais de 3 milhões de multas por evasão de pedágio geradas pelo sistema eletrônico.
Os motoristas têm até 16 de novembro de 2026 para regularizar as tarifas pendentes e cancelar as penalidades, sem registro de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e sem precisar pagar a multa de R$ 195,23.
A novidade traz mais agilidade para as viagens, já que o motorista não precisa parar em praças de pedágio. Por outro lado, exige mais controle para evitar cobranças em atraso, multas futuras e até golpes virtuais.
Hoje, o Free Flow já opera em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Rondônia.
Segundo a empresa Sem Parar Empresas, o número de passagens registradas pelo sistema cresceu 174% entre 2024 e 2026. Atualmente, existem 74 pórticos eletrônicos em funcionamento nas rodovias brasileiras.
Governo deu prazo, mas a dívida continua
O governo federal suspendeu temporariamente as multas relacionadas a pendências do Free Flow. Porém, isso não significa perdão da dívida.
Especialistas alertam que deixar tudo para a última hora pode gerar dor de cabeça, principalmente para quem tem vários veículos rodando.
Como funciona o Free Flow?
No sistema tradicional, o caminhoneiro paga o pedágio na hora, ao passar pela cabine ou pela pista automática.
Já no Free Flow, câmeras e sensores identificam a placa ou a TAG do veículo enquanto ele passa pela rodovia. A cobrança é feita posteriormente, sem necessidade de reduzir a velocidade ou enfrentar filas.
O problema é que quem não acompanha as cobranças pode acabar esquecendo de pagar.











